190_bolobeterrabaÉ verdade que o nosso palato vai mudando ao longo dos anos e é também um facto que as diferentes formas de cozinhar o mesmo ingrediente pode fazer com que gostemos mais ou menos dele.

A beterraba é um dos vegetais que ainda não consigo gostar, pelo menos no seu estado natural porque sabe-me sempre a “terra”. Contudo, a ideia de introduzir vegetais num bolo sempre me agradou, não só porque torna os bolos mais húmidos mas também é uma boa maneira de comer melhor os vegetais. 🙂 A cenoura é um caso de sucesso cá em casa e decidi então desafiar-me a mim mesma e fazer um bolo com beterraba. O primeiro de muitos!

Bolo de Beterraba e Chocolate (sem farinha)
[receita The Australian Women´s Weekly]

bolo
300g de beterraba cozida cortada em pedaços de 3cm e sem pele
350 chocolate negro 70% cacau
185g manteiga cortada em cubos
6 ovos
1 colher chá extracto baunilha
1 chávena (220g) de açúcar amarelo
1 chávena (100g) avelãs picadas
1 colher chá de cacau

beterraba cristalizada
330g açúcar
250 ml água
2 beterrabas pequenas (200g), descascadas e finamente cortadas na mandolina
1 colher chá sumo de limão

1. Com a ajuda de um processador, comece por transformar a beterraba em puré, adicionando 2 colheres de sopa da água da cozedura.

2. Pré-aqueça o forno a 160ºC . Unte uma forma com fundo amovível (22 cm) e forre o fundo e as laterais com papel vegetal.

3. Leve a derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria.

4. À parte misture numa taça grande os ovos, o extracto de baunilha, o açúcar e as avelãs. Adicione o chocolate e o puré de beterraba e mexa até incorporar.

5. Coloque a mistura na forma e cubra com papel de alumínio. Leve ao forno durante 1h ou até estar cozido nas laterais. Destape para libertar o vapor e deixe arrefecer na forma. Leve ao frigorífico durante 3h ou durante a noite.

6. Para a beterraba cristalizada coloque o açúcar e a água num tacho pequeno e leve a lume brando até o açúcar se dissolver. Deixe ferver. Adicione a beterraba e deixe cozinhar durante 20 min. até as fatias se tornarem translúcidas e o xarope engrossar. Transfira as fatias para um tabuleiro e deixe arrefecer. Retire 1 chávena do xarope e adicione o sumo de limão.

7. Coloque o bolo num prato, espalhe por cima chantilly ou crème fraíche. Decore com as fatias de beterraba cristalizada e com alguns fios do xarope.

Nota: o chocolate 70% cacau, sendo mais amargo, intensifica bastante o sabor deste bolo. Caso prefira opte por um chocolate menos amargo.

Bom fim de semana!

2 Comentários em Bolo de Beterraba e Chocolate

  1. Stephanie
    16 Junho, 2016 at 9:52 (2 anos ago)

    Eu também não sou muito fã da beterraba no seu estado natural, sabe mesmo a “terra” eheh, mas adoro em sumos juntamente com frutas, agora em forma de bolo nunca experimentei, mas adoro o bolo de cenoura. Estou tentada a experimentar!

    Beijinhos grandes!
    Adorei o blog!

    Responder
    • joana
      16 Junho, 2016 at 10:48 (2 anos ago)

      Experimente! Beijinhos e Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios*

Comentários *