199_coroasEsta é umas das fotografias que andava meio “perdida” nos meus arquivos.
A verdade é que sempre que olhava para ela achava que não estava à altura da própria receita. Lembro-me que tinha pouca luz, pouco espaço e pouco tempo para fotografar o resultado final, mas sentia que tinha que a registar de alguma forma. Foi em 2014 mas o sabor, esse recordo-o como se fosse ontem, o que prova que há receitas que ficam para a vida e nunca passam de moda!
Aproveitem o fim de semana para experimentar e dêem-me o vosso feedback!

E aqui mesmo ao lado podem submeter os vossos emails para receberam a nossa NEWSLETTER e não perderem nada aqui do blog 😉

Coroas de Amêndoa com Recheio de Tâmaras
[receita Saberes & Sabores, Primavera 2014]

massa
60g açúcar
2 dl leite
25g fermento padeiro
550g farinha
1 colher café de sal
70g manteiga derretida
2 ovos L + 1 gema à temperatura ambiente
sementes de papoila
amêndoas laminadas

recheio
200g tâmaras
0,5 dl ginjinha
40g amêndoa finamente ralada
água

1. Junte o açúcar ao leite e leve ao microondas durante 30 segundos na potência máxima. Junte o fermento padeiro esfarelado e mexa até dissolver. Reserve.

2. Deite a farinha e o sal na taça da batedeira, abra uma cavidade no meio e deite aí a manteiga derretida e os ovos. Adicione a mistura de leite e fermento e amasse bem. Salpique com um punhado de farinha para ajudar a soltar a massa das paredes da tigela. Molde uma bola e tape com um pano. Deixe a levedar durante cerca de 2h em local quente.

3. Entretanto descaroce as tâmaras, adicione-lhes a ginjinha e leve ao microondas durante 30 segundos na potência máxima. Junte a amêndoa ralada e triture até obter uma pasta. Adicione um pouco de água a ferver e misture bem de modo a obter uma pasta que consiga barrar.

4. Divida a massa em 12 porções, estenda cada uma num quadrado com cerca de 15cmx15cm, barre metade da massa com a pasta de tâmara e enrole, deixando uma margem de 5cm num dos lados. Golpeie esta margem em intervalos regulares, de modo a obter uma franja e termine de enrolar. Una as duas pontas de forma a obter uma coroa e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe levedar durante mais 30 minutos. Ligue o forno a 180ºC com a função ventilado/ventilador.

5. Pincele as coroas de massa com a gema desfeita, polvilhe com as sementes de papoila e as amêndoas laminadas. Leve ao forno durante 25 minutos.

Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios*

Comentários *