206_shortbreads

Também chamados de pão rápido (quick bread) os biscoitos foram adaptados para celebrar a chegada do verão uma vez que os morangos eram os primeiros frutos a aparecer na estação.


A diferença está mesmo no nome, os scones são de origem britânica enquanto que os biscoitos (shortcakes) de origem americana.
A base da receita é praticamente a mesma mas poderá haver ligeiras variações nos ingredientes e consequentemente nos sabores.
Extremamente fáceis de fazer e super deliciosos, nesta versão a utilização do chantilly sugere uma sobremesa mas também podem ser devorados ao pequeno almoço ou ao lanche, acompanhados com compotas, doces, manteiga de amendoim…enfim…o que mais gostarem.

Biscoitos com Morangos (Strawberry Shortcake)

390g farinha
125g açúcar
1 colher de sopa (14g) fermento em pó
1 1/2 colher chá (7g) bicarbonato de sódio
1/4 colher chá sal
170g manteiga sem sal, fria e cortada aos cubos
237 ml de buttermilk*
1 gema de ovo para pincelar (opcional)
morangos ou outra fruta a gosto para acompanhar
chantilly

*pode fazer o buttermilk caseiro adicionando ao leite 1 colher de chá de vinagre e deixar actuar durante 15 a 20 min.

1. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Numa taça grande combine a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Com a ajuda de um ralador adicione a manteiga e com a ponta dos dedos envolva na farinha.

2. Adicione o buttermilk e envolva ligeiramente até ser absorvido pela farinha. Não misture nem amasse demasiado para que a massa fique leve e com as camadas bem definidas.

3. Deite a massa numa superfície enfarinhada e dobre-a (de fora para dentro), aproximadamente 5 a 8 vezes. Pode utilizar uma espátula para que o calor das mãos não derreta a manteiga. Assim que a massa deixar de agarrar está pronta. Pode ser necessário polvilhar com mais farinha mas não muita para não secar a massa.

4. Com a ajuda de um rolo da massa forme um disco ou um rectângulo. A massa deve ficar alta (entre 1,5 cm a 2 cm). Com um cortador de bolachas redondo corte os biscoitos.

5. Num tabuleiro forrado com papel vegetal disponha os biscoitos, com 2 cm de espaçamento entre si.

6. Pincele com a gema de ovo e polvilhe com açúcar. Leve ao forno durante 18 a 20 min. ou até dourarem.

7. Deixe arrefecer. Corte-os ao meio e sirva-os com chantilly e fruta a gosto.

Nota: estes biscoitos são melhores feitos na hora mas podem ser guardados durante 2 a 3 dias num recipiente hermeticamente fechado.

Bom Apetite! 🙂

2 Comentários em Scones ou Biscoitos?

    • joana
      25 Junho, 2016 at 14:29 (2 anos ago)

      E são deliciosos! 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios*

Comentários *